Medicamentos com metoclopramida recebem aviso de 'caixa preta'
FDA ordena alerta sobre movimentos anormais ligados a medicamentos contendo metoclopramida
Por Miranda Hitty
Revisado clinicamente por Louise Chang, MD em 27 de fevereiro de 2009
DOS ARQUIVOS WEBMD
27 de fevereiro de 2009 - O FDA ordenou um aviso de "caixa preta", o aviso mais forte do FDA, para medicamentos que contêm metoclopramida , que é usada para tratar distúrbios gastrointestinais.
O aviso na caixa destacará o risco de discinesia tardia, ou movimentos involuntários e repetitivos do corpo, com o uso prolongado ou em altas doses de metoclopramida, mesmo após os medicamentos não serem mais tomados.
Os medicamentos que contêm metoclopramida incluem comprimidos de Reglan , comprimidos de desintegração oral de Reglan, solução oral de metoclopramida e injeção de Reglan. Mais de 2 milhões de americanos usam esses produtos, de acordo com o FDA.
Os rótulos desses medicamentos já indicam o risco de discinesia tardia com o tratamento crônico com metoclopramida. Agora, esse risco será destacado no aviso em caixa.
A discinesia tardia é caracterizada por movimentos involuntários e repetitivos das extremidades, estalar os lábios, fazer caretas, protrusão da língua , movimentos rápidos dos olhos ou piscar, franzir, franzir os lábios ou movimento prejudicado dos dedos.
Esses sintomas raramente são reversíveis e não há tratamento. Mas em alguns pacientes, os sintomas podem diminuir ou desaparecer após a interrupção do tratamento com metoclopramida.
O desenvolvimento da discinesia tardia está diretamente relacionado ao tempo que o paciente está tomando metoclopramida e o número de doses tomadas. Aqueles em maior risco incluem os idosos, especialmente as mulheres mais velhas, e as pessoas que tomam a droga há muito tempo.
Análises publicadas recentemente sugerem que a metoclopramida é a causa mais comum de distúrbios do movimento induzidos por drogas. Outra análise dos dados do estudo pelo FDA mostrou que cerca de 20% dos pacientes nesse estudo que usaram metoclopramida o tomaram por mais de três meses., ao comprar cytotec rio de janeiro
A FDA também tomou conhecimento de relatos contínuos e espontâneos de discinesia tardia em pacientes que usaram metoclopramida, a maioria dos quais tomou a droga por mais de três meses.
A metoclopramida funciona acelerando o movimento dos músculos do estômago , aumentando assim a taxa de esvaziamento do estômago nos intestinos . É usado como tratamento de curto prazo da doença do refluxo gastroesofágico em pacientes que não responderam a outras terapias e para tratar a gastroparesia diabética (esvaziamento lento do conteúdo do estômago para os intestinos). Recomenda-se que o tratamento não exceda três meses.
A FDA incentiva os consumidores a relatar eventos adversos ao programa MedWatch da FDA. Você pode entrar em contato com a MedWatch pelo telefone 800-FDA-1088 e no site da FDA .
Comentários
Postar um comentário