Por que sua empresa precisa de uma análise SWOT

Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Isso é o que SWOT significa, mas o que exatamente é? É basicamente uma auditoria informal da sua empresa, para que você possa avaliar adequadamente se está trabalhando da melhor maneira possível.

Permite planejar com antecedência e identificar áreas que podem mudar para que seus negócios possam crescer.

Também não é apenas para grandes empresas. Pode ajudar empresas de qualquer tamanho a se tornarem mais eficientes e escalarem para novas alturas. Você pode contratar um auditor para fazer essas avaliações, ou pode fazê-lo você mesmo com a ajuda de sua equipe em seu escritório.

Usar um software como um aplicativo de quadro de horários para entender se você é eficiente com seus recursos humanos ou um software de logística para determinar se sua cadeia de suprimentos é eficiente faz parte de uma análise SWOT.

Neste artigo, veremos exatamente o que implica uma análise SWOT e como implementá-la em seu escritório.

Elementos de uma análise SWOT
Existem dois fatores básicos relacionados a uma análise SWOT que vão além dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Estes são classificados como internos e externos.

interno

Pontos fortes - Os pontos fortes do seu negócio são os recursos disponíveis para fazer negócios. Esses recursos podem ser seus funcionários que estão trabalhando para gerar receita. Eles podem ser a receita que a empresa gera. E outros recursos físicos, como o valor do terreno onde o edifício está localizado ou outros ativos que a empresa possui.
Fraquezas - também internos são os aspectos negativos do seu negócio que mantêm o crescimento limitado ou dificultam sua capacidade de fazer negócios. Os pontos fracos podem variar de baixa eficiência, mau gerenciamento da cadeia de suprimentos com produtos físicos ou custos de negócios, entre outros.
Externo

Oportunidades - Esses são os aspectos dos negócios que se apresentam de uma posição externa. Eles estão fora de seu controle, mas existem para você aproveitar enquanto estiver posicionado para fazê-lo. Isso pode estar relacionado aos seus pontos fortes também. Se você estiver em posição de tirar proveito das oportunidades, isso obviamente o ajudará.
Ameaças - Outro fator externo são as ameaças enfrentadas pela sua empresa. Eles geralmente também estão fora de seu controle. Pode ser uma recessão, uma guerra comercial ou mesmo um desastre natural. Como você é capaz de enfrentar essas externalidades também depende de seus pontos fortes.
Etapas da análise SWOT
O primeiro passo é identificar os pontos fortes. Faça uma reunião e pergunte o que diferencia sua empresa da concorrência. Outras perguntas, como a comparação dos preços com a concorrência e quais são as margens de lucro, são outros bons tipos de perguntas.

Siga esta linha de perguntas e anote todos os pontos fortes que sua empresa já possui.

O próximo passo é identificar pontos fracos. Este pode ser um pouco desconfortável. Você pode usar os dados ao tentar identificar esses problemas. Métricas como erros no envio, ineficiências nos processos ou insatisfação do cliente em pesquisas devem ser usadas para fazer essa determinação.

Em seguida é a oportunidade. Quais são as coisas que a sua empresa está posicionada para aproveitar? Existe uma nova tecnologia que pode ajudar sua empresa a resolver alguns dos pontos fracos? Ou talvez exista uma economia em expansão, com os consumidores gastando mais dinheiro que possam estar procurando seu produto ou serviço.

Por fim, as ameaças enfrentadas pelo seu negócio devem ser avaliadas. Pode haver novas leis nos livros que afetam sua capacidade de fazer negócios. Seus pontos fortes são suficientes para ajudá-lo nesse período?

Tome uma atitude
Sem essa análise, não há muito planejamento que você possa fazer para garantir que sua empresa possa crescer ou mesmo sofrer períodos de inatividade econômicos.

Se a sua força é que você tem muito dinheiro à sua disposição e seus concorrentes estão enfrentando uma crise de caixa, aproveite e compre sua concorrência . Tire proveito de uma nova tecnologia que você implementou antes da competição que oferece uma vantagem.

Haverá ameaças aos seus negócios, pois esse é um aspecto normal que não pode ser alterado. Mas, ao fortalecer seus ativos e minimizar suas fraquezas, você também pode minimizar as ameaças que seus negócios enfrentam.

Sem essa análise, fazer negócios como de costume pode levá-lo ao esquecimento.

Certifique-se de incluir todos os membros da sua equipe para contribuir com a análise SWOT, independentemente da função deles na empresa. Com todos participando na busca de soluções para seus problemas de negócios, é mais provável que você encontre algumas idéias criativas.

Comentários

Postagens mais visitadas