Imprensa ruim: Do ponto de vista de relações públicas, nem tudo é ruim

Imprensa ruim ... existe algo assim? Para seus clientes, a resposta é um retumbante sim. São as duas palavras que desencadeiam seus pesadelos. O mundo das relações públicas, por outro lado, considera a imprensa ruim de uma perspectiva diferente. PR é tudo sobre reconhecimento de marca. Quando uma empresa está começando, qualquer tipo de imprensa envolvendo o nome da empresa é boa, mesmo se houver uma pequena controvérsia em torno dela. No entanto, quando há uma marca bem estabelecida que é atingida por controvérsia, elas podem sofrer vendas.

Em que casos a má impressão pode realmente ser boa para a sua marca? Depende do foco de relações públicas. Veja um escândalo envolvendo o proprietário, por exemplo. Poderia promover mais conscientização da marca. Todo mundo adora uma boa história e a polêmica desperta o interesse do consumidor em saber mais.

Em outras situações, a má imprensa pode afetar negativamente seus negócios, principalmente quando se trata da qualidade do produto. Como o PR se baseia na reputação, se vazar algo desfavorável à empresa ou ao produto, isso poderá levar a problemas nas vendas. Por exemplo, se houver mercadorias defeituosas ou bens e serviços que causem danos às pessoas, a empresa poderá obter lucros menores.

O que fazer em casos de má imprensa
É claro que ninguém quer receber críticas negativas, mas como você lida com a negatividade fala muito sobre sua marca. Lembre-se de que isso pode acontecer, independentemente do desempenho da sua empresa ou de quantas precauções você toma. Aqui estão algumas dicas para lidar com a má impressão que afeta seus resultados.

Crie um plano de controle de danos. Ter um plano em prática ajuda você a ir além da má imprensa em tempo hábil. Você precisa de uma resposta rápida e precisa estar bem preparado para sair diante de qualquer PR negativo. É mais fácil e mais eficaz elaborar uma estratégia pré-planejada do que tomar decisões precipitadas que podem transformar sua má imprensa em uma crise da mídia.

Seja transparente.  O tom que você toma com a mídia é importante. Resolva o problema de frente e diga aos consumidores que a empresa está fazendo tudo o que pode para remediar a situação. Além de ser iminente, detenha seu erro. Admita a falha, se aplicável, e expresse um reconhecimento aberto e honesto, em vez de uma refutação defensiva. Uma abordagem adicional que você pode adotar é oferecer informações sobre o que aprendeu com o erro ou revelar maneiras pelas quais a empresa planeja fazer melhorias futuras.

Demonstre que a cultura da sua empresa está mais forte do que nunca.  Ao assumir a responsabilidade pela situação ocorrida, nunca houve um momento melhor para mostrar os pontos fortes da sua empresa. Destaque a cultura e a liderança. Se sua marca se orgulha de oferecer um ótimo serviço ao cliente, por exemplo, faça parte do seu foco. Quando as reclamações chegam, as pessoas deste departamento são as que estão na linha de frente, enfrentando uma má imprensa em primeira mão. Ao mesmo tempo, os funcionários devem praticar os principais valores da empresa nas coisas que dizem e nas decisões que tomam. Você deseja que todos estejam na mesma página quando se trata de avançar na imprensa ruim.

Contrate um especialista em relações públicas. Dependendo do tamanho da sua empresa, talvez você não tenha um departamento de RP ou um representante de comunicação dedicado. Alguma má imprensa é melhor deixar para os profissionais se você não tiver um porta-voz experiente em sua equipe. Se houver espaço dentro do seu orçamento, contratar uma pessoa de fora para ser a voz da sua marca é uma decisão inteligente. Uma pessoa dedicada de RP é treinada para lidar com o escrutínio da mídia e sabe como fazê-lo com calma e serenidade. Esse indivíduo também pode ajudá-lo a aprofundar sua estratégia de relações públicas para obter uma imprensa positiva e um bom relacionamento com a mídia.

Um último conselho é não esperar que a má imprensa ocorra para implementar uma estratégia de relações públicas. Você não quer que a introdução da sua marca na mídia comece com o pé errado. Crie ótimos relacionamentos desde o início e seja proativo na geração de uma boa imprensa para sua marca. Deixe o bem compensar o mal e continue monitorando o tipo de impressora que você está recebendo.

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