As empresárias que lideram o caminho da tecnologia

A tecnologia é frequentemente vista como uma indústria dominada por homens - e de várias maneiras, é. É um exemplo de setor que frequentemente contrata homens para assumir cargos seniores, e isso ocorre porque mais homens estão se formando na disciplina acadêmica relevante. Vergonhosamente, existem vários exemplos registrados de mulheres em tecnologia que sofreram assédio e discriminação sexual - com muitos outros casos sem dúvida não registrados. Cumulativamente, esses problemas estão causando um bloqueio no talento feminino subindo nas fileiras das empresas de tecnologia, o que é negativo tanto para as mulheres envolvidas quanto para as empresas.

No entanto, as coisas estão, muito lentamente, mudando. Existem muitos exemplos de grupos de networking e outras organizações que são projetadas para ajudar as mulheres a avançarem nesse setor. Existem também muitos exemplos de mulheres que avançaram pela força do espírito e que agora ocupam cargos importantes em  empresas de tecnologia . Este artigo descreverá um punhado deles e explicará como eles conseguiram chegar ao topo de seu jogo.

Meg Whitman
Meg Whitman  (foto acima) é um dos exemplos mais famosos de uma mulher que subiu ao topo da carreira tecnológica e fez um nome real para si mesma. Ela é mais conhecida como ex-presidente e CEO da Hewlett-Packard, ou HP: nessa função, era conhecida principalmente por ajudar a empresa de tecnologia a se dividir em um ramo de consumo e também um ramo corporativo. Ela agora é a CEO da Quibi, que é uma nova empresa focada em mídia móvel.

No entanto, Whitman mostrou que ser uma líder feminina em tecnologia não é abrangente. De fato, Whitman também liderou uma segunda carreira como político, embora não seja de enorme sucesso. Ela foi governadora da Califórnia como republicana em duas ocasiões - uma em 2008 e outra em 2012. Ela também demonstrou vontade de ajudar outras mulheres, apoiando a democrata Hillary Clinton quando esta se candidatou à presidência em 2016.

Joanna Riley
Outra empresária que chegou ao topo na esfera da tecnologia é Joanna Riley . Atualmente, ela atua como CEO de uma empresa chamada Censia, uma empresa de software e plataforma que ela co-fundou. É um exemplo interessante do papel que a tecnologia pode desempenhar na contratação: usa inteligência artificial, ou IA, para ajudar os empregadores a encontrar os candidatos que melhor se adequam às funções que eles oferecem.

No entanto, essa não é a única conquista de Riley. Ela também atuou como líder de outras empresas de tecnologia, incluindo a 1-Page, uma oferta de software como serviço que passou por uma oferta pública inicial há alguns anos. Sua carreira também abrange uma ampla gama de setores: ela também tem experiência em marketing, graças à sua posição como CEO da Performance Advertising Associates. Além de seu trabalho como líder, ela também atua como investidora anjo em várias empresas menores. Riley é um exemplo claro de uma mulher que nunca deixou seu gênero impedi-la e, em vez disso, construiu para si mesma uma carreira diversa e interessante, cheia de trabalho em diversas indústrias.

Susan Wojcicki
Susan Wojcicki pode não ser um nome particularmente conhecido fora da cena da tecnologia, mas ela certamente é um grande nome nela. Ela é CEO do site de compartilhamento de vídeos do YouTube, onde foi elogiada por seus esforços em manter o site popular e utilizável. Ela começou sua carreira no Google e foi seu 16 º  empregado quando ela se juntou em 1999. Ela trabalhou como gerente de marketing lá, no entanto, ficou claro que ela estava destinada para cargos de alto escalão - e ela mais tarde se tornou vice-presidente sênior de publicidade e comércio.

No entanto, Wojcicki não é apenas sobre negócios. Ela seguiu a liderança da colega empreendedora de tecnologia Sheryl Sandberg, falando publicamente sobre a importância de garantir que os líderes passem tempo com suas famílias e no trabalho, e compartilhou seus pensamentos sobre como esse tipo de estilo de vida pode ser alcançado. Ela também tem cinco filhos - provando que ter uma família não precisa ser uma barreira para uma carreira de sucesso como mulher em tecnologia.

Não há como negar: o setor de tecnologia ainda é difícil para muitas mulheres e é difícil ver isso chegando ao fim tão cedo. No entanto, um dos faróis da esperança está nos muitos modelos femininos que trabalharam duro para chegar onde estão hoje. De Meg Whitman a Susan Wojcicki, as histórias dessas líderes seniores são inspiradoras para homens e mulheres.

Comentários

Postagens mais visitadas